
Prótese Removível
A prótese Removível é indicada em casos em que temos a perda de vários dentes, ou quando há limitações financeiras que impossibilitam a colocação de Implantes ou Prótese Fixa. Na gíria, é muitas vezes denominada de Placa.
Quando não existem dentes na arcada tem o nome de Prótese Removível Total.
Quando existam dentes onde a prótese possa ser suportada, esta tem o nome de Prótese Removível Parcial, sendo fixada nos dentes através de ganchos de retenção e é apoiada também na gengiva do rebordo ósseo, possibilitando assim uma distribuição correcta das forças de oclusão, sem submeter somente aos dentes todo o esforço de sustentar a prótese.
Desta maneira, o paciente poderá ter uma reabilitação oral de forma satisfatória e possibilita a correcta escovagem dos dentes, pois esta será retirada e após a higiene bucal, recolocada em posição.
A manutenção deve ser feita anualmente.
O tempo de troca deve ser respeitado, pois com o tempo ocorre o desgaste dos dentes suportados, os dentes da prótese, problemas oclusais e desgaste ósseo.

Conselhos aos portadores de próteses
Passar a usar uma prótese dentária pode trazer algum desconforto inicial durante a fase de adaptação e exige alguma boa vontade do paciente que será naturalmente recompensado, passado este período inicial. Certamente que o desconforto e a desvantagem da falta de dentes é muito superior e o paciente deverá ter isso em consideração. A opção por cada tipo de prótese depende de aspectos clínicos e económicos.
Os primeiros dias
- Tente usar a sua prótese durante a maior parte do tempo. A adaptação será mais rápida.
- O aparelho parecerá incomodar, terá náuseas, a saliva será mais abundante, a pronúncia soará. Todas estas perturbações são passageiras e desaparecem ao longo com o tempo.
- O aparelho não está estável: a prótese removível não pode apresentar uma fixação absoluta. Após alguns dias, os reflexos musculares contribuirão para atenuar este inconveniente.
- As irritações ou dores que podem aparecer nos dias seguintes não devem ser motivo de inquietação. Um simples retoque do técnico de prótese ou do dentista resolverão o problema.
- Às refeições
- No princípio privilegie uma alimentação fácil de mastigar e pouco a pouco a sua eficácia mastigatória melhorará.
- Após cada refeição, retire a prótese e escove-a com uma escova de dentes e um produto específico (não use pasta de dentes porque contêm abrasivos). Não deixe qualquer resíduo.
- Escove igualmente os dentes restantes e a mucosa na qual assenta a prótese.

Inserir e retirar a prótese
Prótese total:
O parelho superior e inferior devem ser usados ao mesmo tempo, eles estabilizam-se mutuamente.
Prótese parcial:
O aparelho deve ser inserido com as duas mãos e sem forçar. Ao princípio será mais fácil fazê-lo em frente a um espelho. Nalguns casos será necessário encaixar um lado antes do outro.
Manutenção e Conservação
Deixar as próteses a descansar durante a noite dentro de um recipiente com água e um detergente especial para esse fim à venda na farmácia.
FRACTURA
Em caso de fractura, conservar todos os pedaços e levar a um laboratório o mais depressa possível. O técnico está habilitado a fazer uma reparação sólida e invisível.
Sobretudo não tente reparar você mesmo, arriscaria a tornar a reparação impossível.